Sustentabilidade no setor de decoração: o padrão que chega para ficar

Por Carlos Clur

O desenvolvimento de iniciativas e produtos sustentáveis é um tema cada vez mais discutido a nível mundial, principalmente por conta dos inúmeros problemas ambientais que, inclusive, tendem a crescer se diversas atitudes não forem tomadas de forma rápida e efetiva. Assim, companhias buscam por caminhos mais verdes, levando em conta também, o aumento da preocupação dos consumidores em relação ao planeta.

Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a preocupação com a sustentabilidade está presente em 60% das indústrias. Além disso, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipec, instituto de pesquisas de mercado e opinião, 52% dos brasileiros estão muito preocupados com o meio ambiente.

O setor de decoração tem sido, portanto, impactado por este cenário, e empresas estão transformando tanto a forma de desenvolverem itens, como criando produtos diferenciados, já nascidos em um cenário de preocupação com a natureza.Produtos sustentáveis em diversos âmbitosHoje consumidores podem ver no mercado nacional e internacional, mais produtos feitos de itens reciclados e renováveis. Painéis e artigo decorativos de bambu, tintas ecológicas, mesas e cadeiras de madeira reaproveitada, e bowls feitos de folhas de árvore ou plásticos pós-consumo são alguns dos exemplos. Também é importante ressaltar a crescente valorização do reaproveitamento de objetos que seriam descartados, fazendo com que se transformes em novos itens.As pessoas não estão deixando de querer objetos belos, apenas estão buscando mais por produtos que vão além da aparência, que possuem significado e não prejudicam a natureza. A transparência das marcas neste contexto passa a ser mais valorizada e podemos ver diversas empresas ganhando espaço no mercado ao demonstrarem de que forma não trazem danos ao meio ambiente.

Criação de itens sofisticados e sustentáveis Passa, portanto, a ser um desafio para as marcas criarem itens decorativos que unam sofisticação e sustentabilidade, beleza e consciência.

Mudar linhas de produção e desenvolver novos itens são processos que exigem estudo e dedicação, mas não há outro caminho a ser seguido se não o da sustentabilidade. Chegaremos em um ponto em que não será viável e até possível optar por itens que prejudiquem o ambiente.As companhias que já embarcaram neste novo padrão estão na frente do mercado e aquelas que estão ignorando o movimento, sofrem sérios riscos de sumirem ao longo dos anos.

O presente e o futuro do setor de decoração são verdes e não tem mais como mudar isso.

   *Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar

organizador que junto com a Messe Frankfurt, está trazendo a Interior Lifestyle South America para o Brasil, a maior feira internacional focada em produtos de casa, decoração e estilo de vida.

Picture of Goumag

Goumag

Inspiração e informação com profundidade

No Comments Found.

Leia também

Imersão TR é um convite para redesenhar o futuro profissional das mulheres
Um gloss, um compromisso: M·A·C relança Viva Glam com edição limitada assinada por Kim Petras e doa R$400 mil para ONG brasileira
Sustentabilidade no setor de decoração: o padrão que chega para ficar
Conheça 5 formas divertidas de utilizar fotos impressas para criar memórias
Lollapalooza Brasil 2025: grandes performances, hits virais e um público recorde
Vale Tudo está de volta: o que esperar do remake da novela icônica 
Interior Lifestyle South America chega ao Brasil e promete transformar o mercado de casa & decoração
Prevenção do câncer de pele vai além do uso de protetor solar
Mu540 oferece uma verdadeira experiência eletro-brasileira em “4×4”
Disney on Ice: nova temporada é confirmada para 2025
Boiler Room & Ballantine’s apresentam “True Music Studios: São Paulo”
O que podemos esperar do Grammy Awards em 2025?