Interior Lifestyle South America chega ao Brasil e promete transformar o mercado de casa & decoração

Feira reforça a indústria do desejo e aposta na sustentabilidade como tendência para o setor

O setor de utensílios domésticos e decoração no Brasil ganhou um novo impulso com a chegada da Interior Lifestyle South America, feira que acontece pela primeira vez no país entre os dias 23 e 26 de junho de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, fruto da parceria entre Grupo Eletrolar e Messe Frankfurt, promete conectar o mercado nacional com as principais inovações globais do setor, antecipando tendências e ampliando oportunidades de negócios.

O lançamento oficial da feira ocorreu no último dia 19 de março, em um evento no Espaço L’Atelier, no Hotel Sheraton WTC, reunindo expositores, parceiros, jornalistas e especialistas do segmento. Além de destacar a importância da iniciativa para o mercado, o encontro mostrou como o consumidor brasileiro está cada vez mais atento ao design, à funcionalidade e à tecnologia dos produtos para o lar.

Evento de lançamento ocorrido no último dia 19 de Março. Fotos: Tainá Goulart

A indústria do desejo e a transformação do mercado

Para Carlos Clur, fundador do Grupo Eletrolar, o setor de utensílios domésticos e decoração vive um momento de grande evolução, impulsionado pelo desejo do consumidor de renovar constantemente seus espaços. “O mercado de utilidades domésticas, design e decoração é extremamente dinâmico. As indústrias lançam produtos com novas tendências de cores, design inovador e tecnologia aplicada. Hoje, temos desde taças que não quebram até móveis planejados com inteligência funcional”, explica.

Segundo ele, a grande força do setor está na chamada indústria do desejo, que vai além da necessidade básica e cria um apelo emocional para a troca de produtos. “O consumidor quer trocar a mesa, os itens da cozinha, os eletrodomésticos, tudo para ter mais conforto, funcionalidade ou simplesmente por uma questão estética. As empresas sabem disso e investem cada vez mais em lançamentos para despertar esse desejo de renovação”, acrescenta.

Nesse cenário, eventos como a Interior Lifestyle South America ganham ainda mais relevância. “Uma feira é o momento ideal para testar, demonstrar e apresentar esses lançamentos para o público, seja o varejista, o consumidor final ou setores específicos”, destaca Carlos.

Sustentabilidade e inovação

A sustentabilidade é outro tema que vem ganhando força no setor. Para Fernando Perfeito, Diretor de Marketing da Brazil Electronics é uma distribuidora de produtos da Kodak e Guzzini no Brasil, “estamos vivendo uma transição do storytelling para o re-storytelling, ou seja, as marcas não estão mais apenas contando histórias, mas sim provando sua autenticidade”. Ele cita o exemplo da Guzzini, empresa que trabalha com design sustentável há décadas e agora vê o mercado amadurecendo para essa demanda.

A marca aposta em produtos multicoloridos e com diferentes texturas, trazendo para a feira um novo conceito de mesa posta sustentável. “Não é só sobre vender um produto bonito, mas ensinar como ele pode ser usado e qual impacto ele tem na vida do consumidor e no meio ambiente. Estamos lançando tendências como o uso de cores sazonais na decoração, inspiradas no mundo da moda, além da multiplicidade de texturas para transformar o ambiente de forma sofisticada e consciente”, explica.

Entre as tendências que devem dominar o setor nos próximos anos, ele destaca as cores candy, inspiradas em doces e chás da tarde, e a incorporação do conceito tom sobre tom nos itens de mesa e decoração. “A ideia é que a decoração siga o estado de espírito do momento. Se o dia está frio, usamos tons mais aconchegantes; se está quente, trazemos cores vibrantes. Isso muda completamente a experiência do consumidor com o produto”, comenta.

Além das novidades em design, a feira reforçará o papel da logística reversa e da reutilização de materiais na produção de novos itens. “O setor precisa assumir sua responsabilidade ambiental, garantindo que os produtos sejam recicláveis e que sua destinação final seja sustentável. É um compromisso de toda a cadeia, do fabricante ao consumidor”, pontua Fernando.

Oportunidade para o mercado nacional

A Interior Lifestyle South America será uma extensão da Ambiente, principal feira global do setor, realizada anualmente na Alemanha. No Brasil, ela acontecerá simultaneamente à Eletrolar Show, maior evento de negócios entre a indústria e o varejo de eletrônicos, eletrodomésticos e tecnologia na América Latina. A proposta é criar um ambiente de inovação e troca de conhecimento, atraindo marcas nacionais e internacionais.

Com categorias que vão de cozinha moderna e confeitaria a interiores e decoração, a feira promete impulsionar ainda mais o setor e consolidar o Brasil como um mercado estratégico para bens de consumo e design. Para os especialistas, essa será uma oportunidade única para empresas apresentarem seus produtos, fortalecerem suas marcas e expandirem sua presença internacional.

Com um mercado cada vez mais atento ao design, tecnologia e sustentabilidade, a Interior Lifestyle South America promete ser um marco para o setor de casa & decoração no Brasil.

Picture of Goumag

Goumag

Inspiração e informação com profundidade

No Comments Found.

Leia também

Conheça 5 formas divertidas de utilizar fotos impressas para criar memórias
Lollapalooza Brasil 2025: grandes performances, hits virais e um público recorde
Vale Tudo está de volta: o que esperar do remake da novela icônica 
Interior Lifestyle South America chega ao Brasil e promete transformar o mercado de casa & decoração
Prevenção do câncer de pele vai além do uso de protetor solar
Mu540 oferece uma verdadeira experiência eletro-brasileira em “4×4”
Disney on Ice: nova temporada é confirmada para 2025
Boiler Room & Ballantine’s apresentam “True Music Studios: São Paulo”
O que podemos esperar do Grammy Awards em 2025?
Ressurgimento da coqueluche levanta alerta para riscos às gestantes e preocupa autoridades de saúde
Conheça Jota.pê, cantor revelação que ganhou três prêmios no Grammy Latino 2024
Alok e Anitta lançam clipe de ‘Looking for Love’ e provocam reflexão sobre arte, números e algoritmos