Existe um limite de idade para realizar uma cirurgia plástica?

Os procedimentos estéticos vêm conquistando pacientes de todas as idades, mas especialista explica a importância de respeitar as particularidades de cada fase da vida.

Por Thaynara Bernardo

Foto: Freepik

A cirurgia plástica tem se tornado um desejo tanto entre os jovens quanto entre as pessoas da terceira idade. Além dos procedimentos reparadores, muitos buscam melhorar a estética e, consequentemente, a autoestima.

“Independentemente da cirurgia plástica pretendida, é preciso avaliar se o procedimento é adequado e seguro para o paciente. Por exemplo, crianças podem realizar a otoplastia, cirurgia reparadora para as orelhas de abano, desde que tenham desenvolvido a região por completo”, explica o Dr. Marcelo Sampaio, cirurgião plástico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Cirurgia plástica na adolescência

Foto: Freepik

A procura por procedimentos cirúrgicos está começando cada vez mais cedo. Segundo levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um aumento de mais de 140% no número de cirurgias plásticas entre jovens de 13 a 18 anos.

Para o público feminino, a maior demanda é pela cirurgia nas mamas. Tanto o aumento mamário quanto a redução. “Muitas jovens chegam ao consultório com dores nas costas, no pescoço e também dificuldades físicas devido a um tamanho desproporcional das mamas. Nesses casos, a cirurgia plástica é indicada desde que a paciente já tenha se desenvolvido totalmente”, comenta o cirurgião plástico.

Entre os garotos, a cirurgia para tratamento da ginecomastia é a mais procurada. “Durante a adolescência pode surgir um broto com tecido mamário no homem, mas que tende a regredir com o passar do tempo. No entanto, em alguns jovens, esse tecido mamário não desaparece e aí a cirurgia plástica pode ser indicada”, explica Dr. Marcelo Sampaio.

Terceira idade: a busca pelo rejuvenescimento

Foto: Freepik

Enquanto os jovens buscam cirurgias reparadoras, a terceira idade busca por rejuvenescimento. Quando realizadas por um profissional capacitado, as cirurgias plásticas podem ser uma ótima solução para o tratamento de rugas, linhas de expressão e papada.

“Eu sempre falo para as minhas pacientes que o envelhecimento deve acontecer de forma graciosa, pois apesar de a beleza estar na harmonia da face, as características individuais devem ser respeitadas e os modismos evitados”, comenta Sampaio. “É função do cirurgião plástico ser transparente sobre os resultados, trabalhando não somente com a cirurgia, mas também com os aspectos da autoestima do paciente”, finaliza.

Picture of Goumag

Goumag

Inspiração e informação com profundidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mu540 oferece uma verdadeira experiência eletro-brasileira em “4×4”
Disney on Ice: nova temporada é confirmada para 2025
Boiler Room & Ballantine’s apresentam “True Music Studios: São Paulo”
O que podemos esperar do Grammy Awards em 2025?
Ressurgimento da coqueluche levanta alerta para riscos às gestantes e preocupa autoridades de saúde
Conheça Jota.pê, cantor revelação que ganhou três prêmios no Grammy Latino 2024
Alok e Anitta lançam clipe de ‘Looking for Love’ e provocam reflexão sobre arte, números e algoritmos
Segurança nos apps de namoro: O que você precisa saber antes de dar match
Com turnê e álbum de sucesso, liniker é headliner no Coala Festival 2025
Toda a dor de um “Sistema Vampiro” com Rennan da Penha, Djonga, MV Bill e Sandra de Sá
Orixás também são para as crianças: Conheça O Catador de História
MC PH lança o hit “Picota Brasileira” com time de peso e clipe imersivo