Boiler Room & Ballantine’s apresentam “True Music Studios: São Paulo”

Serão três dias de celebração da cultura periférica da capital paulista!

Imagem: Reprodução/via boilerroom.tv

Grande notícia para os amantes da Música Eletrônica Periférica Brasileira! O funk e hip-hop de São Paulo serão as estrelas do mega-evento True Music Studios, apresentado pela Boiler Room, em colaboração com a Ballantine’s, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Aos que conhecem, os olhos devem até terem se arregalado ao ouvir este nome, e aos que ainda não foram apresentados, vem comigo que eu explico!

Boiler Room: mudando a cena eletrônica, um DJ set de cada vez!

Imagem: Reprodução/via Music Essentials

Concebida em Londres, em 2010, serve como anfitriã de apresentações (popularmente chamadas de sets) de DJs. Surgiu da ideia de Blaise Bellville, que entrou em contato com Thristian “Thris Tian” Richards, e o fundador da rádio britânica NTS, Femi Adeyemi, para gravar uma apresentação para sua revista Platform. Teve como sede um depósito, do qual Blaise tinha interesse de transformar em um estúdio. E assim foi a primeira edição, uma webcam colada na parede mirando no DJ e muita música tocando, transmitida ao vivo pela plataforma Ustream.

Vídeo de uma das primeiras edições do Boiler Room no ano de 2010. (Créditos: Boiler Room/via Youtube)

O programa foi tomando forma, e sempre seguiu a mesma ideia, que apesar de simples, foi muito efetiva em trazer foco para o artista, que fica encarregado de fazer sua magia, e atualmente conta sempre com um público por trás, colocando um tempero a mais na apresentação, apesar da abordagem básica, transforma em instigante a dinâmica.

Bem, o projeto foi crescendo rapidamente, ganhando o mundo, aparecendo pela Alemanha (afinal Berlim é um dos centros da música eletrônica global), depois pelos EUA e até o Brasil! Sua primeira aparição pelo nosso país foi em 2013, em São Paulo.

Nestes 14 anos foram percorridas 200 cidades ao redor do globo, com 5 mil artistas totalizando mais de 8 mil apresentações para o projeto. Entre esses números, temos a aparição de outras cidades brasileiras, com edições em Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Praia do Saco (Sergipe), Rio de Janeiro e Salvador. Também é importante citar grandes nomes brasileiros que marcaram presença no Boiler Room, como VHOOR, KL Jay, Mu540, Clementaum, DJ K, Zegon (Tropkillaz), etc.

Apresentação do DJ de BH, VHOOR, para o Boiler Room, em sua aparição pelo festival Primavera Sound em Barcelona-ESP. (Créditos: Boiler Room/via YouTube)

Sobre o “Boiler Room X Ballantine’s True Music Studios: SP”

Três dias, três propostas diferentes que conversam muito entre si. Estive em contato com um dos curadores desta edição, o jornalista, etnomusicólogo e DJ, Felipe Maia, que há anos pesquisa sobre o funk e foi chamado para integrar o projeto. Ele me contou sobre como será essa trilogia na Terra da Garoa.

Confira o evento no site da Boiler Room! (Imagem: Reprodução/via boilerroom.tv)

Quarta-feira, 4 de dezembro, será marcada pela primeira parte, “Uma História Oral da Cultura de MC em SP”, contando com a presença de fortes nomes do funk e rap brasileiro: Ajuliacosta, MC PH e Renata Prado. Eles compõem um painel junto de Felipe, que irá integrar como mediador de um bate-papo. Irá ser uma conversa a respeito das vivências na cidade, celebrando a forma que isso molda sua arte e os coloca enquanto grandes expoentes da cultura periférica paulista.

Confira o evento no site da Boiler Room! (Imagem: Reprodução/via boilerroom.tv)

Já na quinta-feira, dia 5, temos a chamada “festa comunitária”, formada com curadoria dos coletivos Tijolo e Sangra Muta, celebrando a cultura dos ‘cybermanos’, grupo que marcou época na cena underground paulistana no final dos anos 1990 e início dos 2000. A Sangra Muta é centrada em integrar o público LGBTQIAPN+ amante das raves de São Paulo, enquanto a Tijolo se destaca por sua junção entre o breakbeat e o funk, trazendo outros olhares e vertentes sobre a música eletrônica na cidade.

Confira o evento no site da Boiler Room! (Imagem: Reprodução/via boilerroom.tv)

Por fim, dia 6, sexta-feira, o grand finale, o main event. 15 artistas, entre DJ sets e shows, cruzando do baile funk à cena clubber, do candomblé ao house, de nomes estabelecidos na cena local aos emergentes que já surgem barulhando tudo, demonstrando toda a diversidade presente por Sampa!

As Bandeiras da “Boiler Room X Ballantine’s True Music Studios: SP”, com Felipe Maia

Imagem: Reprodução/via boilerroom.tv

Felipe Maia me promoveu uma conversa completa a respeito das bandeiras levantadas na formulação do evento, com a já citada diversidade sendo uma delas, além também da paridade de gênero e pluralidade racial. É uma oportunidade gigantesca para todos os artistas chamados, muitos emocionados com o anúncio, podendo finalmente divulgar ao seu público.

Os DJs Caio Prince e Dayeh, reagem ao anúncio de suas participações na Boiler Room. (Imagem: Reprodução/via X/ex-Twitter)

Muito importante registrar e documentar todas as transformações que vêm ocorrendo no cenário da música eletrônica em São Paulo, porém o que Felipe comenta, e concordo, é que acima de tudo, o movimento vai continuar existindo, a juventude negra, periférica e plural que vem moldando o status-quo da música brasileira, vai continuar ditando tendência, e este evento proporcionado por Boiler Room e Ballantine’s vem como forma de celebrar e legitimar a cultura para um novo público, não só no Brasil, mas também por todo o globo, o que já está legitimado pela sociedade. Independente da segregação e perseguição sofrida pela mídia e elites.

OK, muito legal! Mas e ai…? Faz como para estar comparecendo nos eventos??

Você realmente acha que eu ia falar tudo isso sem te explicar o principal? Bem, aos que pularam direto para cá também, é muito simples! Convites serão disponibilizados para aqueles que requisitarem via site da Boiler Room.

Abaixo explico as breves (e simples) etapas necessárias:

PRIMEIRO PASSO: Bem simples, apenas clicar nesta caixa bem grandona no site

SEGUNDO PASSO: Se torne um membro Boiler Room, preencha seu e-mail na caixa informada e clique para aceitar os termos e condições da organização. Após, apenas clique em “GET LOGIN CODE”

TERCEIRO PASSO: Vá em seu email, onde será enviado o código de 4 dígitos para preencher nas caixas informadas. Após, clique em “LOGIN”

QUARTO PASSO: Coloque suas informações, primeiro nome, sobrenomes, data de nascimento (ano, mês e dia) e gênero. Após, tique todas as caixas e você poderá clicar em “REQUEST INVITE”.

Ficará assim em seu site, seu pedido pelo convite já vai estar sendo processado. E agora? É orar querido, que com sorte você receberá a confirmação via e-mail, com as informações do local também para chegar bem bonito, cheiroso e pronto para a curtição!

Picture of Goumag

Goumag

Inspiração e informação com profundidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mu540 oferece uma verdadeira experiência eletro-brasileira em “4×4”
Disney on Ice: nova temporada é confirmada para 2025
Boiler Room & Ballantine’s apresentam “True Music Studios: São Paulo”
O que podemos esperar do Grammy Awards em 2025?
Ressurgimento da coqueluche levanta alerta para riscos às gestantes e preocupa autoridades de saúde
Conheça Jota.pê, cantor revelação que ganhou três prêmios no Grammy Latino 2024
Alok e Anitta lançam clipe de ‘Looking for Love’ e provocam reflexão sobre arte, números e algoritmos
Segurança nos apps de namoro: O que você precisa saber antes de dar match
Com turnê e álbum de sucesso, liniker é headliner no Coala Festival 2025
Toda a dor de um “Sistema Vampiro” com Rennan da Penha, Djonga, MV Bill e Sandra de Sá
Orixás também são para as crianças: Conheça O Catador de História
MC PH lança o hit “Picota Brasileira” com time de peso e clipe imersivo