Especialista aponta algumas dúvidas sobre filtro solar, colágeno oral e cremes para flacidez
Aplicar hidratante diariamente pode deixar a pele mais firme? A maquiagem com filtro solar pode substituir o protetor? Essas perguntas estão entre as mais comuns, quando o tema é o cuidado com a pele. Para sanar essas dúvidas, convidamos a médica Ana Letícia Coimbra Papastamatiou (CRM SP 219151), da Clínica Nova Anália Estética Avançada para respondê-las. Confira.
1 – Não tem problema lavar o rosto com água quente.
Mito. Se enxaguar diariamente em uma água do tipo “fervendo” pode provocar o ressecamento, piorar quadros de acne e ainda deixar a pele craquelada. Por isso, use água morna ou fria.
2 – Só um hidratante ou ácido é capaz de deixar a pele mais firme.
Em partes. Esses produtos trazem melhoria da camada mais superficial da pele, mas têm um resultado limitado. “Por isso, comumente indico associar a um tratamento com injetáveis que tragam de fato uma sustentação da pele, como os bioestimuladores de colágeno, e tecnologias, como o ultraformer e laser, para melhorar a qualidade de pele”, conta.
3 – Rugas só saem com toxina botulínica
Em partes. “A toxina botulínica é excelente para as rugas que aparecem devido às expressões faciais porque evita que elas se tornem ‘vincos’ na pele. Mas, uma vez já estabelecidos, o procedimento, no máximo, suaviza e já é necessário associar outros tratamentos”, argumenta Ana Letícia.
4 – O colágeno oral deixa a pele mais firme.
É uma polêmica. “A verdade é que o colágeno oral pode trazer benefício quando a pessoa não consegue ingerir a quantidade suficiente de proteína por meio da alimentação. Só que isso não significa que ele vai melhorar o seu rosto… o organismo vai enviar esse colágeno para locais do corpo que estão precisando. O ideal é utilizar os bioestimuladores de colágeno para sinalizar ao corpo a região em que deseja colágeno”, revela a médica, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e pós-graduada em Medicina Estética pela Faculdade BWS – Instituição Pele Saudável (SP).
5 – Maquiagem com FPS substitui o protetor solar.
Mito. Ela ajuda a proteger, mas não substitui. Por isso, se você quer evitar o envelhecimento precoce e manchas, aplique primeiro o filtro solar e depois a maquiagem.
6 – Corro riscos se não aplicar a quantidade correta de FPS
Verdade. Um fator de proteção solar (FPS) é calculado usando uma quantidade determinada de protetor. “O ideal é usar uma colher de chá para o rosto, incluindo as orelhas, uma colher de chá para pescoço e para cada braço, uma colher de sopa para o tronco, uma de sopa para as costas, e uma de sopa para cada perna”, orienta Ana Letícia, que sinaliza. “Quando não aplicamos essa quantidade, não chegamos no FPS indicado em embalagem e ficamos menos tempo protegidos. A falta de proteção traz consequências desde manchas até problemas mais sérios, como o câncer de pele.”
7 – É verdade que dormir de maquiagem pode prejudicar a pele.
Verdade. Ainda mais se isso ocorre diariamente, causando entupimento de poros e oxidação dos produtos e, consequentemente, da pele. Por isso, vale a pena perder alguns minutos usando um sabonete líquido ou um produto específico para remover a maquiagem. Sua pele terá mais qualidade e ficará muito mais saudável.